• (63) 3312-2393
  • contato@objetivogurupi.com.br

Iniciando…

Autor: Reinaldo Ayres de Melo



Postado em: 10 de março de 2017 - 00:19h


Processo de Avaliação na escola.

Na maioria das escolas brasileiras o processo de avaliação é baseado simplesmente na aplicação de PROVAS. Existe uma minoria , com destaque para aquelas denominadas “Escolas Conceitos” ( Mensalidade média de R$ 5000,00 )que possuem professores com dedicação exclusiva e podem criar sistemas mais completos com , além das provas , avaliação da  criatividade , participação , trabalho em equipe … , quase chegando próximo daquilo que é considerado ideal. Em suma, avaliar é um desafio.

E nas pequenas escolas como a nossa? Infelizmente , não tenho como negar: É FALHO. Baseado em provas pode não apresentar o aprendizado levando a interpretações imprecisas, influenciadas por emoções do momento e o mais preocupante, resultar em trauma para  algumas crianças.

Mas, qual a FINALIDADE básica de um processo de avaliação? É um corretor de trajetória , é uma análise instantânea de como nossa criança está se desenvolvendo , é um diagnóstico de dificuldades que precisam ser corrigidas imediatamente com uma intervenção para diminuir ou até encerrar com uma dificuldade da criança entre outras.

Assim, assumo, aqui e agora, minha preocupação com este processo. Preciso que este seja desafiador sem ser traumatizante , seja constante sem ser cansativo , seja incentivador e não desestimulante e que seja engrandecedor sempre. Mas como fazê-lo? Não sei, mas que algo será feito para mudar essa realidade , TENHAM CERTEZA !


LOCALIZAÇÃO

Endereço
Avenida Ceará, Nº 1843, centro, Gurupi - TO, CEP: 77410-050